SEJAM TODOS BEM VINDOS!!!

Olá amigo visitante. Seja bem vindo ao meu espaço, onde você poderá encontrar artigos, vídeos, imagens e outras curiosidades sobre Segurança do Trabalho.

Me ajude a melhorar este blog a cada dia, me enviando sugestões e assuntos de seu interesse. As melhores sugestões serão publicadas na íntegra no espaço reservado no nosso blog.

Obrigado e boa leitura!!!

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

LER / DORT


O que é, como tratar e como prevenir.

A sigla LER significa Lesões por Esforços Repetitivos, sendo também denominada como Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho - DORT. São doenças caracterizadas pelo desgaste de estruturas do sistema músculo-esquelético que atingem várias categorias profissionais.

Geralmente são causadas por movimentos reincidentes e contínuos com consequente sobrecarga dos nervos, músculos e tendões. O esforço excessivo, má postura, stress, condições desfavoráveis de trabalho também contribuem para o aparecimento das LER.

Vale mencionar que as doenças relacionadas ao trabalho têm implicações legais que atingem a vida do cidadão. O seu reconhecimento é regido por normas e legislações específicas a fim de garantir a saúde e os direitos dos trabalhadores.

Assim, os chamados "direitos da personalidade" protegem a integridade física da pessoa (art. 5º da CF/88 e 11 a 21 do CC/2002) assim como asseguram medidas que reduzam os riscos inerentes ao trabalho por meio de normas de saúde, higiene e segurança (art. 7º, XXII, da CF/88, 157 da CLT e NR-17 do MTE).

Neste sentido, se o trabalhador perceber sinais de LER deve procurar um médico e paralisar imediatamente as suas atividades. Outro passo importante é dar atenção à ergonomia, melhorando as suas condições de trabalho.

Todavia, reconhecida por perícia a doença ocupacional, bem como comprovado o nexo de causalidade (ligação) e a conduta culposa da empresa (caso não adote medidas eficazes para preservar a saúde do empregado), caberá ao trabalhador ingressar com uma Reclamação Trabalhista pleiteando uma indenização por danos materiais e, dependendo da situação, morais.

Nesta indenização será analisado se a doença realmente foi oriunda das atividades realizadas na empresa, se ocorreu redução ou incapacidade para o trabalho, se a moléstia tem cura e se houve alguma espécie de constrangimento ou humilhação passível de danos morais.

Inclusive, caso fique demonstrado que o trabalhador não tenha mais condições de trabalho, poderá ser arbitrada pelo Poder Judiciário uma pensão mensal, suficiente para manter a subsistência do empregado.

Em razão disso, as empresas devem manter um programa visando reduzir os riscos inerentes às atividades laborais e investir em ações preventivas tais como: ergonomia, aquisição de equipamentos de proteção individual, contratação de profissionais de segurança do trabalho e adoção de medidas de cautela pertinentes à sua área de atuação.

Fonte: Revista Proteção, data 27/08/2011 - Jornal Cidade

HORA DO ALMOÇO

Hoje damos sequência às nossas publicações para amantes da música (da boa música é claro). Como na primeira publicação, hoje falarei dos principais astros que se destacam em seus países, continentes e até no resto do mundo.
Com a escassez de músicas de qualidade que vemos na atualidade, vale a pena relembrar alguns dos grandes mitos que arrastaram multidões para estádios, casas de show e até praças públicas.
Nesta segunda publicação vamos falar de duas lendas do rock e da música folclórica. Vale a pena conferir!!!


1º - JOHNNY CASH

John Ray Cash, mais conhecido como Johnny Cash, nasceu em Kingsland em 26 de Fevereiro de 1932, vindo a falecer com 71 anos no dia 12 de Setembro de 2003, morando em Nashville.
Ainda jovem, John havia sido convocado para o exército americano e ao ser dispensado, casou-se com Vivian Liberto, com quem teve 4 filhas. Iniciou sua carreira cantando gospel, que era a sensação do momento; portanto, após fazer um teste cantando gospel, o produtor Phillips disse para Cash voltar para casa e ir pescar e que só voltasse quando tivesse uma música que ele pudesse vender.
Mas Cash o surpreendeu com músicas que viriam a se tornar sucesso e destaque nas paradas da época; músicas como "Hey Porter" e "Cry, Cry, Cry" viraram hits imediatamente após a gravação.
Johnny se separou de Vivian e, devido a vida frenética que levava, realizando festivais de música pelo país, acabou se tornando um dependente químico, pelo uso descontrolado de anfetaminas. Cash era apaixonado por June Carter, outra grande cantora da época e que mais tarde viria a se tornar esposa de Cash.
Os festivais eram muitos e Johnny lançou para a fama, cantores como Jerry Lee Lewis e Elvis Presley. Por motivos ainda desconhecidos, John se mudou para uma casa  em Old Hickory Lake e ali iniciou seu processo de reabilitação. Contando com a ajuda de amigos e da futura esposa June Carter.
As maiores realizações de Johhny Cash foram os albuns "Johnny Cash at Folsom Prison", album gravado ao vivo dentro do presídio Folsom e "Johnny Cash at San Quentin". A partir daí, estrelou seu próprio programa televisivo pela rede ABC que contava com a participação de vários astros da música.
Johnny Cash, na foto, com 57 anos de idade.

Durante sua vida artística de quase cinco décadas, Johnny Cash gravou muitas canções que marcaram os fãs da época e que marcam até os dias atuais. Lindas canções como "Ring of Fire" e "Times a Wastin' " cantadas por ele e pela esposa June Carter fizeram parte de seu repertório que era rico em Rock e Country.
Cash é considerado uma lenda nos Estados Unidos e visto como "o maior de todos os artistas de todos os tempos" em regiões como o Hawai e Cuba.
Para quem pretente ouvir Johnny Cash, tente alguma (ou todas se preferir) da lista abaixo:

"Man in Black"
"Times a Wastin' "
"Ring of Fire"
"I Walk the line"
"I've got Stripes" - show!!!
"It ain't me baby"
"The long black veil" (com Joni Mitchell)
"Long way from home"

E a obra prima de Johnny Cash (indicação minha): gravada em 2002, "When the man comes around"; linda canção que fala sobre o final dos tempos. Johnny disse ter sonhado e após acordar escreveu esta canção que, sinceridade, arrepia!!! Existe também a autobiografia de Johnny Cash; o filme chamado "Johnny & June"  (estrelado por Joaquin Phoenix e Reese Whisterporn) é um musical que conta a vida do cantor.
Por fim, John foi hospitalizado em 1998 devido a uma pneumonia e passou por vários exames, onde foi constatado que ele sofria de uma doença neurodegenerativa chamada de Síndrome de Shy-Drager. Sua esposa June Carter faleceu em Maio de 2003 aos 73 anos de idade devido à complicações de uma cirurgia cardíaca. Menos de quatro meses depois John veio à óbito devido ao diabetes. Ambos estão enterrados juntos em Nashville.
John deixou um legado no mundo inteiro. Deixou também saudades...

Então basta acessar o Youtube que lá são encontrados vários vídeos de Johnny Cash. Se alguém se interessar por obter as músicas, mande comentário ou e-mail que tenho todas e posso enviar.

2º - LOS TIGRES DEL NORTE
O grupo mexicano chamado Los Tigres del Norte foi formado nos anos 60 e se tornou grande sucesso tanto no México como no restante dos países das Américas. O grupo é conhecido por suas canções que retratam a vida do povo mexicano que tenta uma vida nova atravessando a fronteira com os EUA. Suas letras geralmente falam de tráfico de drogas, máfia mexicana e pistoleiros justiceiros que tentam sair da pobreza vivendo de forma errada nos países desenvolvidos.
Um dos grandes sucessos do grupo, que veio a tornar-se uma telenovela, é a canção chamada "La Reina del Sur", que conta a vida de Tereza Mendoza, uma mexicana que conseguiu sair da miséria traficando para países europeus e que nunca foi encontrada até hoje (a história é verídica).
Alguns outros sucessos marcaram a história do grupo, como "No pude enamorarme mas" (com uma versão gravada por Gian e Giovani), "La tumba falsa", "De Paisano a Paisano", "Que de raro tiene?" e algumas outras cantadas por muitos artistas do mundo todo.
Na época da primeira guerra entre EUA e Iraque, ficaram famosos por lançar uma canção criticando os governos que buscam a guerra, denominada "Perdonen mi canto", música muito bonita.
Vale a pena escutar suas canções em estilo Mariachi, com muitas sanfonas e trompetes. É um estilo bastante diferente e o primeiro contato com suas canções pode dar uma impressão errada, mas para quem gosta de música de verdade, não pode deixar de ouví-los.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

DROGAS X TRABALHO: MISTURA PERIGOSA


Parte 4: INALANTES

Com exceção do éter e do clorofórmio, utilizados como anestésicos gerais, os inalantes não possuem qualquer finalidade médica e apesar de serem vendidos livremente, seu consumo é criminalizado.
Os inalantes são hidrocarbonetos de grande volatilidade. Cotidianamente, são utilizados como solventes e combustíveis, presentes em aerossóis, vernizes, tintas, propelentes, colas, esmaltes e removedores. Um dos inalantes mais conhecidos, o lança perfume, é uma mistura de cloreto de etila, éter, clorofórmio e uma essência aromatizante.

Inalantes Mais Comuns
Solventes:
Tolueno, Acetona e Benzeno.

Anestésicos:
Éter, Clorofórmio e Halotano

Combustíveis:
Butano (gás de isqueiro)

A inalação dessas substâncias ocorre em várias partes do mundo, sobretudo entre crianças e adolescentes de países subdesenvolvidos ou populações marginalizadas de países industrializados. Estão entre as mais usadas por estudantes de escolas públicas brasileiras.

AÇÃO NO CÉREBRO:
A ação dos solventes é pouco conhecida, tendo em vista a variedade de produtos existentes e a frequente associação entre solventes e poliabuso. Clinicamente funcionam como depressores centrais. Seus efeitos intensos e efêmeros determinam um padrão de uso marcado por vários episódios de consumo de modo continuado (rush).


(Evolução de usuária de drogas, mostra como a pessoa vai "definhando" com o passar do tempo)

INTOXICAÇÃO AGUDA:
Doses iniciais trazem ao usuário uma sensação de euforia e desinibição, associada a tinidos e zumbidos, incoordenação motora, risos imotivados e fala pastosa. Com a continuação do uso, surgem manifestações de depressão do SNC (Sistema Nervoso Central): confusão mental, desorientação e possíveis alucinações visuais e auditivas. A terceira etapa acentua a depressão central, com redução do estado de alerta, piora a incoordenação motora e das alucinações. A intoxicação pode atingir níveis ainda mais profundos, com estado de inconsciência, convulsões, coma e morte.

Os inalantes também são depressores cardíacos (ação miocárdica direta) e respiratórios. Arritmias decorrentes do uso agudo já foram relatadas. Traumas relacionados à incoordenação e distraibilidade decorrentes da intoxicação são maiores nessa população.

COMPLICAÇÕES PELO USO CRÔNICO:
Atrofias cerebrais e cerebelares são possíveis em usuários crônicos, produzindo sintomas de empobrecimento intelectual e incoordenação motora permanentes. A benzina é metabolizada pelo fígado, que a converte em substâncias capazes de causar danos ao nervos periféricos. Isso provoca quadros de anestesia, dor e perda da força muscular nos membros. Pode haver ainda a insuficiência renal crônica, hepatites tóxicas, complicações gastrointestinais (náuseas, vômitos, dores abdominais difusas e diarréia) e respiratórias (pneumonias químicas, tosse, broncoespasmos...). Trabalhadores da indústria química que não utilizam equipamento de proteção respiratório adequado e subculturas de usuários (como os meninos em situação de rua) estão especialmente vulneráveis a tais complicações.


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

OH IDIOMA DIFÍCIL ESSE NOSSO!!!

Pessoal, muitas vezes nos deparamos com vários ditos populares que fazem a gente pensar e pensar por horas (pelo menos comigo era assim) no seu significado. Alguns até fáceis de entender; outros complicadinhos. Mas e se eu disser que estamos falando errado?? Que estamos mudando o significado de todos estes ditados?? Acredita?? Veja os exemplos publicados num site de troca de informações pelo amigo "Petini":

"Hoje é Domingo, pé de cachimbo". E eu ficava imaginando como seria um pé de cachimbo...
O correto é "Hoje é Domingo, pede cachimbo" (como Domingo é um dia especial para relaxar, é o dia propício para fumar um cachimbo ao invés do tradicional cigarro).

  

No popular diz-se: "Esse menino não pára quieto; parece que tem bicho carpinteiro!". Minha grande dúvida na infância era quem seria esse tal de bicho carpinteiro; como pode ser um bicho desse???
O correto é: "Esse menino não pára quieto; parece que tem bicho no corpo inteiro!" Taí a resposta para minhas dúvidas.

"Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão".
Gente, se a batata é uma raiz, como é que ela vai se esparramar pelo chão se ela está embaixo dele??? O correto é: "Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão".


Outra muito boa: "...cor de burro quando foge". O correto é: "... corro de burro quando foge". Esse é o pior de todos...não é?? Por acaso burro muda de cor quando foge de alguém??? Que cor ele fica??? Porque ele muda de cor???

Mais um popularmente dito errado: "Quem tem boca vai a Roma". Bom, esse mesmo entendendo errado quer dizer alguma coisa, concorda??? Dá para imaginar que quem sabe se comunicar vai a qualquer lugar. Mas o correto é o seguinte: "Quem tem boca, vaia Roma" (do verbo vaiar).


Outro que todo mundo diz errado: "Cuspido e Escarrado". Quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa, o correto é dizer: "Esculpido em carrara" (carrara: um tipo de mármore).

Mais um famoso (para encerrar): "Quem não tem cão, caça com gato". Dá para entender também que se não dá para resolver uma situação do jeito correto, dá para se resolver de outro...sei lá!!!
O correto então é: "Quem não tem cão, caça como gato" (ou seja, sozinho).

E aí, alguém vai ter a cara de pau de dizer que não falava nenhum destes de forma errada???

Duvido!!!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

FALA AÍ COMPADRE: É CHEGADO NUM CIGARRINHO???

CÂNCER NA BOCA

Abaixo, estão algumas fotos de pessoas que contraíram a doença na boca, língua e adjacências...
Realmente terrível de se ver uma pessoa nesta situação...




É compadres e comadres, se você gosta de um cigarrinho...cuidado!!! A saúde não tem preço.

HEPATITES - parte II

1 - Como o médico faz o diagnóstico?

O médico, além da história e do exame clínico, pode testar sua hipótese diagnóstica de hepatite, principalmente, através de exames de sangue. Entre esses, há os chamados marcadores de hepatites virais e autoimunes.
Outros testes mostram a fase e a gravidade da doença. Em alguns casos, poderá ser necessária uma biópsia hepática (retirada de um pequeno fragmento do fígado com uma agulha) para que, ao microscópio, se possa descobrir a causa.

2 - Como se trata?

Para as hepatites agudas causadas por vírus, não há tratamento específico, à excessão dos poucos casos de hepatites C, descobertos na fase aguda, na qual o tratamento específico pode prevenir a evolução para a doença crônica.

O repouso total prolongado e a restrição de certos tipos de alimentos, nas hepatites, não ajudam na recuperação do doente e também não diminuem a gravidade da doença. De forma geral, recomenda-se o repouso relativo conforme a capacidade e bem-estar do paciente, bem como a alimentação de acordo com a tolerância. Excepcionalmente é necessária a administração de líquidos endovenosos.

Bebidas alcoólicas são proibidas até algum tempo após a normalização dos exames de sangue. Remédios só devem ser usados com específica liberação do médico para evitar o uso daqueles que possam piorar a hepatite. Na hepatite autoimune, quando diagnosticada pelo médico, o uso de corticóides (assemelhados da cortisona) estão indicados e modificam favoravelmente o curso da doença.

As hepatites por álcool e por drogas são tratadas basicamente com o afastamento das substâncias lesivas. Além disso, com medidas de suporte, como hidratação, nutrição e combate aos sintomas da abstinência ao álcool ou drogas.

Quando a doença é por acúmulo de ferro ou cobre, faz-se uma dieta pobre nesses minerais. Sangrias programadas na hemocromatose e a penicilamina, na doença de Wilson, são os tratamentos principais.

3 - Como se previne?

As hepatites A e B podem ser prevenidas pelo uso de vacina. Para prevenção da hepatite A é importante o uso de água tratada ou fervida, além de seguir recomendações quanto à proibição de banhos em locais com água contaminada e o uso de desinfetantes em piscinas.

A hepatite B também é prevenida da mesma forma que a AIDS, ou seja, usando preservativo nas relações sexuais e não tendo contato com sangue ou secreções de pessoas contaminadas (transfusões de sangue, uso de agulhas e seringas descartáveis não reutilizadas).

A hepatite C é prevenida da mesma forma, porém o risco de contágio sexual não está bem estabelecido. Trabalhadores da área de saúde (médicos e enfermeiros) devem usar luvas, óculos de proteção e máscara, sempre que houver possibilidade de contato (ou respingos) de sangue ou secreções contaminadas com vírus da hepatite B ou C com mucosas ou com lesões de pele.

A hepatite alcoólica ocorre pela ingestão repetitiva de grandes quantidades de bebida, sendo o consumo moderado a melhor forma de evitá-la. As quantidades lesivas são as mencionadas no artigo anterior, cabendo destacar que para certas pessoas, doses bem menores podem deixá-las doentes. Pessoas que "aguentam" maiores quantidades de álcool antes de ficarem embriagadas estão igualmente arriscadas à doença grave. Indivíduos com outras doenças hepáticas sofrem mais facilmente de hepatite alcoólica.

Não se conhecem até hoje formas de prevenção da hepatite autoimune. Tampouco sabe-se prever os indivíduos que terão hepatite com uso de certos remédios que não fazem mal para a maioria das pessoas.

CUIDE-SE!!!

Colaboração: Valquíria C. Cardoso (Depto. de Enfermagem Bebidas Poty Ltda)

FICA A DICA

No mundo todo, acredito eu, as pessoas tem o costume de verificar a pressão arterial. É uma preocupação que deve ser levada à sério mesmo, pois os problemas cardiovasculares vem afetando um número maior de pessoas no mundo todo.
Mas para você, que tem essa rotina (por vontade própria ou por livre e espontânea pressão!!!) de verificar sua pressão arterial constantemente, seguem algumas dicas:

1 - Antes de verificar sua pressão, você deve respeitar um repouso de 10 a 15 minutos em ambientes calmo e agradável;
2 - A bexiga deve estar vazia no momento da aferição (urinar antes);
3 - Se você fez exercícios, ingeriu bebidas alcoólicas, café ou fumou qualquer tipo de cigarro, o tempo de repouso antes da aferição deve ser de 30 minutos.
4 - Não fale durante o procedimento.

Siga estas dicas e terá um resultado mais preciso e real.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

TIRE SUAS DÚVIDAS

HEPATITES - parte I

O QUE É?
É qualquer inflamação do fígado. Pode ser causada por infecções (vírus, bactérias), álcool, medicamentos, drogas, doenças hereditárias (depósitos anormais de ferro, cobre) e doenças autoimunes.

COMO SE ADQUIRE?
Existem vários tipos de hepatites e a causa difere conforme o tipo.

Hepatite Viral A: via fecal-oral, ou seja, fezes de pacientes contaminam a água de consumo e os alimentos quando há condições sanitárias insatisfatórias.

Hepatite B: as relações sexuais e a injeção de drogas ilícitas são as principais preocupações atuais. A aquisição pela transfusão de sanguínea e derivados deixou de ser o principal motivo, desde a implantação de rigorosos cuidados vigentes nos bancos de sangue e a extinção de pagamento a doadores. O bebê pode adquirir hepatite na hora do parto quando a mão tiver o vírus.

Hepatite Viral C: a transfusão de sangue e derivados, a injeção de drogas ilícitas, o contato desprotegido com sangue ou secreções contaminadas são as principais vias. Ocorrem casos de transmissão mãe - bebê na hora do parto. Suspeita-se da via sexual e da aspiração nasal de drogas para explicar uma parte dos 20 a 30% de casos nos quais não se conhece a forma de contaminação.

Hepatite Viral D: é um vírus que só causa doença na presença do vírus da hepatite B. Sua forma de transmissão é a mesma do vírus B.

Hepatite Viral E: fecal-oral, igual à hepatite A. É mais descrita em locais subdesenvolvidos após temporadas de enchentes.

O uso abusivo de qualquer tipo de bebida alcoólica pode gerar hepatites. A quantidade que causa doença hepática é variável de pessoa para pessoa, sendo necessário, em média, menor dose para causar doença em mulheres do que em homens.
A dose de alto risco é de 80g de álcool por dia, o que equivale a 5-8 doses de uísque (240ml), pouco menos de 1 1/2 garrafa de vinho (800ml) ou 2 litros de cerveja. Quanto maior o tempo de ingestão (anos), maior é o risco de hepatite alcoólica e cirrose. Certas pessoas podem adoecer mesmo com doses e tempo bem menores do que a média acima mencionada.

Vários remédios de uso clínico podem causar hepatites em indivíduos suscetíveis. Não se pode prever quem terá hepatite por determinada droga, porém, indivíduos que já têm outras formas de doença do fígado correm maior risco.

Doenças como a hemocromatose e a doença de Wilson levam ao acúmulo de ferro e cobre, respectivamente, no fígado, causando hepatites.

O acúmulo de gordura no fígado (Esteato-hepatite) ocorre em diversas situações independentes do consumo de álcool, como obesidade, desnutrição, nutrição endovenosa prolongada, diabete melitus, alterações das gorduras sanguíneas (colesterol ou triglicerídeos altos) e alguns remédios.

COMO SE DESENVOLVE E QUAIS OS SINTOMAS DA HEPATITE?
No caso de hepatites infecciosas, há um período sem sintomas, chamado de incubação. A duração dessa fase depende do agente causador. Depois, aparecem sintomas semelhantes, por exemplo, a uma gripe, com febre, dores articulares e de cabeça, náuseas, vômitos, falta de apetite e de força. É comum que a melhora nessas queixas gerais dê lugar ao aparecimento dos sintomas típicos da doença, que são a coloração amarelada da pele e mucosas, urina escura e fezes claras. Pode-se notar o aumento do lado direito do tronco. A duração dessa fase varia de 1 até 4 meses.
De forma geral, a hepatite A costuma ter evolução benigna, não deixando sequelas.
A hepatite B torna-se crônica em até 5% dos casos e a hepatite C em mais de 80%. Dos indivíduos com hepatite B crônica, 25 a 40% evoluem para cirrose e/ou câncer de fígado, enquanto que na hepatite crônica C, isso ocorre em cerca de 20% dos casos.
A hepatite D piora a evolução da hepatite B por estar associada a formas fatais. A hepatite E é geralmente benigna, exceto nas gestantes, nas quais há maior risco de formas graves. levando a óbito materno e fetal.
A hepatite alcoólica, assim como as medicamentosas e autoimunes, pode evoluir para cronicidade e cirrose se a exposição ao agente causador persistir.

A hematocromatose pode evoluir com o passar dos anos para a cirrose e o câncer de fígado. A doença de Wilson quando não tratada, pode evoluir para cirrose, degeneração cerebral e óbito.

Colaboração: Valquíria C. Cardoso ((Depto. de Enfermagem Bebidas Poty Ltda)

ACIDENTE DE TRABALHO

Pra quem já viu aquele vídeo do You tube (onde o irmãozinho mais novo morde o dedo do outro), fica fácil entender a dor que esse sujeito do vídeo deve ter passado. (Lembram do vídeo que estou falando: "Ouch!!! Oh Charley...it hurts!!!").
Não havia explicação de onde aconteceu o fato abaixo, nem como foi o acontecido; mas o fato é que o cara está com um prego gigante enfiado entre os ossos da mão.
Fica a dica: leia o artigo anterior :"os 10 mandamentos da prevenção".

Nota 1: observem a expressão facial da enfermeira que está ao lado do dito cujo e do médico... a moça está quase para desmaiar!!! É muito hilário.

Nota 2: se você for estudante de enfermagem, preste atenção nessa moça do vídeo para não passar vergonha depois.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

OS 10 MANDAMENTOS DA PREVENÇÃO

PREVENIR É SEMPRE O MELHOR REMÉDIO. SIGA SEMPRE ESTAS REGRAS BÁSICAS E VOCÊ COMPROVARÁ QUE OS ACIDENTES VÃO FICAR CADA VEZ MAIS DISTANTES.

I - Ná dúvida, pare. Não prossiga sem se certificar de que a atividade será segura.

II - Não improvise; é quase certo que será inadequado para a segurança da tarefa.

III - Olhe com os olhos. Não use as mãos para ver as coisas e não toque no que desconhece.

IV - Não faça as coisas com pressa; ela nos faz esquecer as medidas de segurança.

V - Não ultrapasse os limites das áreas isoladas. O isolamento é feito para a segurança daqueles não envolvidos na operação.

VI - Não divida espaço com equipamentos móveis. Eles têm suas vias demarcadas e os pedestres os seus caminhos e passagens.

VII - Não faça nada com eletricidade se essa não for sua especialidade.

VIII - Não faça concessões nem permita excessões quando se trata de segurança.

IX - O trabalho em altura, no espaço confinado e o realizado em máquinas, são atividades especiais. Não se aventure sem o treinamento adequado.

X - Se não entendeu as regras anteriores, pergunte!!!


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

DDS - PROTEÇÃO DAS MÃOS


Você sabia que 41,5% dos casos de acidentes com equipes de manutenção envolvem lesões nas mãos?
O que temos feito para melhorar esses números? Pois é, nossas mãos são órgãos dos mais complexos do corpo humano. Sua sofisticada estrutura é composta por significativa quantidade de nervos, tendões, tecido muscular e ossos que trabalham sincronizadamente.
No trabalho, nossas mãos contribuem decisivamente para nos tornarmos trabalhadores hábeis e valiosos. Apesar de grande importância que as mãos representam no desenvolvimento do nosso trabalho e das nossas necessidades, a maioria das pessoas não atenta para os cuidados quanto a adequada prevenção contra os riscos.
No nosso trabalho encontramos os seguintes riscos para as mãos: pontos de atrito e enrascamento, pontos de superaquecimento, superfícies rotativas, máquinas de partida automática, adornos e roupas largas e/ou soltas, ferramentas manuais, perigos diversos.
As principais causas de lesões nas mãos são: equipamentos defeituosos, ferramentas danificadas, locais de trabalho inadequados (recursos de apoio e projetos deficientes), tédio ou cansaço e comportamento de risco (descaso quanto às normas de segurança e o não uso de EPI ou por simples desatenção ou distração).
Para a proteção das mãos, além do cumprimento das normas e procedimentos de segurança, podemos contar com os seguintes dispositivos de proteção: telas de proteção, grades, interruptor duplo, detetores fotoelétricos e outros mecanismos para liberação rápida.

Sugestões:
- sempre use dispositivos ao invés das mãos;
- não use luvas em partes em partes rotativas de máquinas;
- cuidado ao manusear ferramentas cortantes;
- ao remover peças metálicas de máquinas, não coloque as mãos em áreas de risco;
- ao movimentar cargas, proteja as mãos para que não fiquem presas;
- sempre que o uso de luvas for exigido, nunca deixe de usá-las;
- utilize sempre o tipo de luvas adequado ao tipo de serviço em questão;
- participe de treinamentos, tire todas as dúvidas e trabalhe com segurança.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

HORA DO ALMOÇO...

Pessoal, como vocês sabem, todos nós precisamos de momentos de diversão, de lazer...
Então, a partir de hoje, vamos deixar a seriedade de lado por alguns minutos e vamos falar sobre as coisas boas da vida, como música, comida, esportes, vida a dois, entre outras coisas.
Hoje vou deixar umas dicas para vocês sobre música; música de primeira categoria. Segue algumas dicas abaixo:

1º - DIXIE CHICKS

O trio norte americano, formado por Emily Robison, Martie Maguire e Natalie Maines, emociona a cada música que apresentam em seus shows. As Dixie Chicks cantam o mais puro Cowntry do Texas e são realmente excelentes no que fazem; todas as três cantam e tocam diversos instrumentos musicais. Para quem tem a intenção de ouví-las cantando, não deixe de ouvir "Long Time Gone", a triste "Traveling Soldier" e a mais recente, uma balada romântica "Without You".
Já para quem pensa em ir mais longe - em comprar um DVD por exemplo - dou aqui uma dica: compre o show das meninas realizado no London Theatre, entitulado "An Evening with Dixie Chicks". Neste show gravado ao vivo, as meninas encantam o público com todos os seus maiores sucessos.
Vale a pena conferir!!!


2º - NANA MOUSKOURI

Dona de uma rara beleza e timbre de voz mais raro ainda (pois Nana possui uma particularidade nas cordas vocais), Nana Mouskouri é uma cantora grega, nascida em Creta. Para quem já ouviu alguma de suas canções, será quase impossível esquecê-la...
Com mais de 40 discos gravados e em vários idiomas (Português, Italiano, Inglês, Alemão, Grego, Francês, entre outros), Nana conquistou fãs assíduos em todo o mundo. Suas canções atravessam o peito e a alma das pessoas, deixando profundas marcas, sejam elas de alegria ou de excitação. Geralmente com tons entristecidos, suas letras falam de amor, paz, espiritualidade e principalmente da vida do povo grego.
O início de sua carreira profisisonal se deu na década de 60, quando gravou seu primeiro LP "Nana Mouskouri canta canciones populares griegas". Daí pra frente se tornou um fenômeno. A bela moça de Creta possuía uma particularidade; consultada por médicos especialistas, ficou constatado que Nana possui uma corda vocal mais grossa que a outra, o que torna sua voz única em todo o mundo; seja cantando ou simplesmente conversando.
Dica: para quem ainda não a conhece, tente começar ouvindo "Le temps des Cerises", ou então a lindíssima "The Rose", ou ainda a bela música regional "Weisse Rosen aus Athen" e outra mais conhecida "Xekina Mia Psaropoula". Outra bela canção, conhecida nas vozes de outras cantoras seria "Amazing Grace", divinamente interpretada por Nana.
Vale a pena (realmente!!!)

DROGAS X TRABALHO: MISTURA PERIGOSA


Parte 3: LSD e Similares

Os alucinógenos consistem numa variedade de compostos capazes de alterar percepções e sensações, sendo utilizados pela humanidade desde a pré história. No mundo contemporâneo adquiriram maior popularidade durante os anos 60 e 70. O LSD é o mais conhecido. Ele é sintetizado em laboratório, a partir de um alcalóide (ergotina) produzido por um fungo (ergot), ao fermentar grãos de centeio.

No Brasil, o alucinógeno DMT, encontrado nas folhas da chacrona, é consumido nos rituais religiosos do Santo Daime. O chá é milenarmente utilizado por tribos amazônicas e chamado pelos Incas de Ayahuasca (vinho da alma).

O LSD é a substância psicotrópica mais potente: doses de 50 microgramas produzem efeitos com 4 a 12 horas de duração. É utilizado preferencialmente pela via oral ou sublingual, na forma de micropontos ou gotas. Outras substâncias alucinógenas possuem efeitos similares ao LSD, classificadas em quatro categorias:
1 - LSD similaresmescalina e psilocibina;
2 - Prováveis LSD similares: DMT;
3 - Prováveis LSD similares com outras propriedades: ecstasy (MDMA);
4 - Não LSD similares: anticolinérgicos e o D-tetrahidrocanabinol (maconha).

EFEITOS AGUDOS
O LSD (e seus similares) é capaz de causar distorções perceptivas; realça cores e contornos de objetos e altera a recepção de sons, num sinergismo de sensações (cores ganham sons; sons ganham cores). Há prejuízo da discriminação do tempo e espaço (minutos parecem horas) e ilusões visuais e auditivas. O pensamento encontra-se acelerado e o humor tente à exaltação. Idéias de grandeza e poder são comuns; a "viagem" pode ser sentida como prazerosa e agradável, mas podem deixar o usuário extremamente amedrontado: quadros de ansiedade, pânico e agitação psicomotora (bad trips) podem ocorrer. Idéias deliróides de grandeza, místicas ou persecutórias podem colocar os usuários em situações desagradáveis ou de perigo iminente (por exemplo, parar um veículo com a força do pensamento, fazer falsos julgamentos, fugir de perseguições imaginárias, além de outros).


COMPLICAÇÕES
O LSD e similares são estruturalmente semelhantes à serotonina, seu provável elo alucinógeno. A rápida tolerância para os efeitos dos alucinógenos LSD-análogos e sua longa duração impedem que estas substâncias induzam os indivíduos ao uso repetitivo ou à dependência. No entanto, o consumo pode desencadear quadros psicóticos agudos e prolongados (normalmente em indivíduos predispostos), quadros depressivos e exacerbar doenças psiquiátricas prévias. Casos de hipertermia já foram relatados. Outra complicação aguda são os flashbacks, ou seja, o ressurgimento dos sintomas na ausência da intoxicação. Eles podem durar de alguns segundos a horas, acompanhados de sintomas ansiosos agudos; não há relatos de overdose.

A cada artigo relacionado ao uso de drogas que posto neste blog, fica cada vez mais claro que o uso destes alucinógenos é extremamente prejudicial às pessoas. Todos os dias vemos nos jornais, nos programas da TV e até em conversas com amigos que o uso de drogas alucinógenas vem aumentando em ritmo acelerado e nos roubando nossos filhos, irmãos e amigos.
Apesar de o indivíduo usuário prejudicar a sua saúde e colocar sua vida em risco, o uso destas drogas no ambiente de trabalho põe em risco a vida de todos que trabalham ao redor. Conforme citado anteriormente, num local onde trabalham várias pessoas e existem funcionários trabalhando sob o efeito de um alucinógeno, tudo se torna triplamente perigoso. Imagine uma pessoa operando uma empilhadeira, ou um trator sob o efeito do LSD...
Portanto meus amigos, vamos trabalhar para promover um maior comprometimentos dos nossos colaboradores e companheiros de trabalho. Nós prevencionistas, devemos promover vários discursos e treinamentos, sempre procurando o bem de todos.
Porém, se o caso for mais complicado - como uso de drogas dentro das dependências da empresa - aí já é caso para Departamento Jurídico.

Paz e bem.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

ACIDENTE EM CANTEIRO DE OBRAS: MAIS UM!!!

Vasculhando a net hoje de manhã dei de cara com essa notícia no mínimo assustadora e triste: "Queda de elevador matou nove pessoas, dizem bombeiros. Acidente aconteceu na manhã desta terça (9), na região da Av. ACM".

Segundo informações do Superintendente da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo, Cláudio Silva, a obra possui o alvará e licensa legalmente regularizados e atualizados.
Daí eu me pergunto: "O que será que aconteceu?"
Por favor, leiam a reportagem completa neste link http://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/08/acidente-em-canteiro-de-obras-mata-operarios-em-salvador.html e tirem suas conclusões.
Nem vou falar nada!!!

Simplesmente triste.


FINAL DOS JOGOS DA XIV SIPAT BEBIDAS POTY

Neste último final de semana - dia 06/08/2011 - foram finalizados os jogos comemorativos da XIV SIPAT da empresa Bebidas Poty Ltda. Das modalidades integrantes desta edição dos jogos, apenas o Futvôlei não foi realizado, ficando a sua realização para o dia 20/08.
Abaixo, seguem fotos dos campeões de cada modalidade.

Campeão Bilhar: BRUNO (Setor: Expedição)

Truco: (da esquerda pra direita): Nelson e Elton (vice-campeões) e Júlio e João Paulo (Campeões)

Futebol: Integrantes da equipe de Vendas, 3º Colocado no Futebol
(Elton, Carlinhos, Lessandro, Carlito e Décio)

Futebol: Equipe Linha Água Mineral - Vice Campeões.
Samuel, Valdecir, Wagner, Carlos, Alexandre, Luis e Valdir.

Futebol: Equipe Produção - Campeão do Futebol 2011.
Rafael, Edinaldo, Luis, José Luiz, Fábio, Fernando e Higor, acompanhados do amigo Henrique.

Luis foi eleito o melhor goleiro da competição (3 gols em 4 jogos)
Equipe Produção

Os artilheiros da competição foram Fernando (esquerda) e Luis; ambos marcaram 7 gols cada.
Equipe Produção.

Os jogos comemorativos da SIPAT deste ano de 2011 contaram com 16 duplas de truco, 10 jogadores de bilhar e 9 equipes de futebol, além de 5 duplas para o futvôlei. O evento reuniu mais de 100 atletas, todos funcionários da empresa Poty, além dos muitos companheiros e colegas de trabalho que prestigiaram os jogos durante os 5 fins de semana de realização dos jogos.


terça-feira, 2 de agosto de 2011

FICA A DICA...

ILUMINÂNCIA OU LUMINÂNCIA???

Apesar da grafia parecida, estas palavras têm conceitos diferentes; vejamos abaixo:

LUMINÂNCIA:
 É a quantidade de luz refletida ou emitida por uma superfície. A unidade de medida é "candela por metro quadrado" (cd/m­2)

ILUMINÂNCIA:
É a quantidade de luz que incide sobre uma superfície. A unidade de medida é o "lux".

Fonte: Jornal Segurito Ed. 59

FIQUE POR DENTRO


ALCOOLISMO

Denominamos alcoolismo o estado de vício, bem como os distúrbios clínicos resultantes do mesmo.
Quando uma pessoa ingere bebidas alcoólicas, passa a não ter a mesma lucidez mental que uma que não consumiu álcool. O álcool é uma droga que começa a interromper o processo normal de funcionamento do cérebro; logo após os primeiros tragos. O álcool não se comporta no organismo como os outros alimentos. Os alimentos são digeridos pouco a pouco no estômago, ao passo que o álcool não. Ele passa diretamente e bastante rápido do estômago para o sangue, e este se encarrega de transportá-lo a todo o corpo, principalmente ao cérebro.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) enquadra o alcoolismo como doença. Conforme estatísticas, o alcoolismo é a doença que mais faz vítimas fatais no mundo diariamente. Aproximadamente 10% dos alcoólatras desenvolvem cirrose hepática, que é uma doença que permanece no fígado, muito séria, que na maioria das vezes leva o indivíduo ao óbito.
O alcoolismo atinge as pessoas principalmente na faixa etária adulta, consequentemente na sua melhor fase de produção. Segundo estudos da Organização Mundial de Saúde, o alcoólatra perde em média, de 20 a 50% de sua capacidade de produção se comparado a um indivíduo que não bebe.
Os principais sintomas do alcoolismo são: náuseas matinais, vômitos, perda de resistência física, incapacidade para um bom desempenho no seu dia a dia, tanto no lar como no trabalho, perda de peso, dificuldade no relacionamento com a família e também com os colegas de trabalho.

LEMBRE-SE: o alcoolismo é uma doença. E a melhor maneira de se tratar uma doença é procurando ajuda especializada. Pense nisso!