SEJAM TODOS BEM VINDOS!!!

Olá amigo visitante. Seja bem vindo ao meu espaço, onde você poderá encontrar artigos, vídeos, imagens e outras curiosidades sobre Segurança do Trabalho.

Me ajude a melhorar este blog a cada dia, me enviando sugestões e assuntos de seu interesse. As melhores sugestões serão publicadas na íntegra no espaço reservado no nosso blog.

Obrigado e boa leitura!!!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

RESPOSTA ÀS EMERGÊNCIAS

TREINAMENTO SIMULADO DE ABANDONO DE ÁREA
Olá Pessoal; depois de um tempo sem escrever, retornei para postar mais algumas matérias e outras coisas importantes aqui no blog. Durante esta semana estive ausente pois aqui na empresa onde atuo, estão sendo gravados alguns filmes bem interessantes para mostrar a rotina da empresa, que está em festa por comemorar 60 anos.
Bom, depois de trabalhar como produtor, cameraman, acessor, fotógrafo e contra regra, agora voltei ao meu trabalho normal...e para comemorar, estou postando as fotos do último treinamento ocorrido em nossa empresa, no mês de Outubro/2011. Foi um simulado de um acidente grave dentro da empresa, onde "provocamos" uma explosão em uma das máquinas das linhas de produção e, por consequência desta, houve vazamento de amônia.
O treinamento foi um sucesso e abaixo, seguem as fotos...









TUDO SOBRE HIPERTENSÃO ARTERIAL

PARTE 2: CUIDADOS E TRATAMENTO

QUE CUIDADOS DEVO TER COM MEUS FILHOS SE TENHO PRESSÃO ALTA?
Quem tem pressão alta deve orientar os filhos a medir a pressão a cada seis meses ou no máximo a cada ano, para que o diagnóstico da doença seja feito pouco tempo depois do seu aparecimento.

POR QUE AS PESSOAS TEM PRESSÃO ALTA?
Na maioria das pessoas que tem pressão alta, esta aparece porquê é herdada dos pais. Os que tem o pai, a mãe ou ambos com pressão alta tem maior chance de adquirir a doença. Hábitos de vida inadequados também sã o importantes: a obesidade, a ingestão excessiva de sal ou de bebida alcoólica e a inatividade física podem contribuir para o aparecimento da pressão alta.

PRESSÃO ALTA TEM CURA?
A pressão alta é uma doença crônica e dura a vida toda. Ela pode ser controlada, mas não curada. Na maioria das vezes, não se conhece o que causa a pressão alta nem como curá-la, mas é possível controlar a doença, evitando que a pessoa tenha a vida encurtada. O tratamento para pressão alta também evita o infarto do coração, o derrame cerebral e a paralisação dos rins.

COMO TRATAR A PRESSÃO ALTA?
O tratamento para pressão alta dura a vida toda. Deve ser feito com remédios que ajudam a controlar a pressão e também com hábitos de vida saudáveis, como diminuir a ingestão de sal e bebidas alcoólicas, controlar o peso, fazer exercícios físicos, evitar o fumo e controlar o estresse.

FONTE: Sociedade Brasileira de Hipertensão.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

TUDO SOBRE HIPERTENSÃO ARTERIAL

PARTE 1 - FIQUE POR DENTRO.

1 - O que é Pressão Alta?
A hipertensão, ou pressão alta, existe quando a pressão, medida várias vezes em consultório médico, é igual o superior a 14x9. Isso acontece porquê os vasos nos quais o sangue circula, se contraem e fazem com que a pressão do sangue se eleve. Para entendermos melhor, podemos comparar o coração e os vasos a uma torneira aberta e ligada a vários esguichos. Ao fecharmos a ponta dos esguichos, a pressão irá subir. Da mesma maneira, quando o coração bombeia o sangue e os vasos estão estreitados, a pressão dentro dos vasos aumenta.


2 - Quais são as consequências da pressão alta?
A pressão alta ataca os vasos. Todos eles são recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, que é machucada quando o sangue está circulando com pressão muito alta. Com isso, os vasos se tornam endurecidos e estreitados e podem, com o passar dos anos, entupir ou romper-se. Quando isso acontece no coração, o entupimento de um vaso leva à ANGINA e pode ocasionar infarto.
No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso, leva ao "derrame cerebral" ou AVC; nos rins também pode ocorrer entupimento, levando à paralisação dos rins. Todas essas situações são muito graves e podem ser evitadas com o controle da pressão alta.


3 - Quem tem pressão alta?
A pressão alta, ou hipertensão, é uma doença muito comum, que acomete uma em cada cinco pessoas. Entre os idosos, ela chega a atacar uma em cada duas pessoas. Também as crianças podem ter pressão alta.
Costumamos dizer que a pressão alta é uma doença "democrática" porquê ataca homens e mulheres, brancos e negros, ricos e pobres, idosos e crianças, gordos e magros, pessoas calmas e nervosas.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

PREVIDÊNCIA SOCIAL

AUXÍLIO DOENÇA SAIRÁ SEM PERÍCIA PARA AFASTAMENTOS DE ATÉ 60 DIAS


O Presidente do INSS, Mauro Hauschild, apresentou nesta semana o novo modelo de concessão de auxílio doença, sem perícia, para afastamentos de até 60 dias. A nova regra começará a ser testada no ano que vem (2012) para valer em todo o país no ano de 2013.
Hoje o exame é obrigatório em todos os afastamentos superiores a 15 dias; a proposta apresentada no Conselho Nacional de Previdência Social, em Brasília, vai tirar a perícia da maioria dos casos de doença ou de acidente.
A intenção é a de que o projeto comece até Fevereiro na região Sul, em São Paulo e na Bahia. Deverão ser beneficiados com a eliminação do exame, os segurados que sofrerem pequenas fraturas, passarem por cirurgias ou por um pós-operatório ou estiverem com alguma doença infecciosa (tuberculose, por exemplo), segundo o presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos, Geilson Gomes.
Terão de passar por perícia no posto de atendimento, na hora da concessão do auxílio, os segurados que sofrerem acidentes de trabalho (porquê é preciso avaliar, por exemplo, a culpa da empresa), com sintomas que não caracterizem doenças específicas (mal estar ou dores) ou com doenças originadas desde o nascimento ou na infância. A Previdência também irá preparar uma lista, chamada de Tabela Repouso, com os períodos médios de afastamento de cada doença. A proposta inicial do INSS já sofreu algumas alterações desde que começou a ser desenvolvida.
O período de afastamento pela nova regra já havia sido cogitado em 30 e em 45 dias. O prazo mínimo de contribuições seguidas ao INSS para ter o auxílio sem perícia caiu de 36 para 24 meses pela nova proposta. "Estamos próximos de ter a proposta estruturada", disse Hauschild. Ele não descarta que, no futuro, o programa inclua benefícios de até 120 dias. A greve dos servidores do Dataprev (órgão de informática do INSS) atrasou o início do teste em Anápolis (GO).

Fonte: Luciana Bottini Filho (do AGORA).

terça-feira, 8 de novembro de 2011

COMPLICAÇÕES DO USO DE DROGAS

USO DE COCAÍNA E O SURGIMENTO DA COMUNICAÇÃO BUCO SINUSAL

Segundo relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC em inglês), apesar dos avanços feitos pelo Brasil na área do tratamentos a dependentes químicos, o consumo de cocaína e crack no país vem aumentando.
Além dos riscos já amplamente conhecidos do consumo da droga, existe outro que pode causar graves problemas: a comunicação buco-sinusal.
Para transformar a pasta de coca no pó de cocaína, é preciso fazer uso de produtos como éter, ácido sulfúrico e gasolina. No momento do consumo, o contato da droga com a mucosa, pode causar isquemia e ulceração. O uso contínuo pode levar à necrose da mucosa, do osso e da cartilagem do nariz.
Outras complicações do uso da cocaína, incluem rinite crônica, sinusite, sangramento nasal, ossificação ou necrose do septo nasal e em casos raros, a perfuração do palato. Abaixo estão as fotos:







segunda-feira, 7 de novembro de 2011

SOBRE OS ACIDENTES...


ACIDENTES DE TRABALHO DIMINUEM MAS MORTES AUMENTAM.

A 19a. edição do Anuário Estatístico da Previdência Social (AEPS), divulgada nesta Terça Feira dia 25 de Outubro, apontou uma diminuição dos acidentes de trabalho em 2010 com relação à 2009. Mas o número de trabalhadores que perderam a vida por acidente de trabalho aumentou no último ano. Segundo o Anuário, em 2010 foram registrados 701.496 acidentes contra 723.452 em 2009. Apesar disso, foram registradas 2.712 mortes no último ano, sendo que em 2009 foram registradas 2.560.
De um modo geral, o número de acidentes foi menor no ano passado em relação aos anos anteriores; foram 525.206 com CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) registrada, sendo que 414.824 acidentes típicos e 15.593 relacionados a doenças ocupacionais, enquanto que no caso dos acidentes de trajeto houve elevação, saltando de 90.180 em 2009 para 94.789 casos em 2010.
O número de acidentes sem CAT registrada também foi mais baixo, 176.290. Em todas as regiões do país a quantidade de acidentes diminuiu.

- NORTE: 29.220
- NORDESTE: 89.485
- SUDESTE: 378.564
- SUL: 156.853
- CENTRO OESTE: 47.374

Já o número de óbitos aumentou em todas as regiões, sendo 170 no Norte, 446 no Nordeste, 1.288 no Sudeste, 497 no Sul e 311 no Centro Oeste. Os dados do anuário estão disponíveis na guia Estatísticas do site do Ministério da Previdência Social (http://www.previdenciasocial.gov.br/). Para acessá-los diretamente, clique em http://www.previdencia.gov.br/conteudodinamico.php?id=1144

FONTE: Revista Proteção (Outubro/2011).

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

MUNDO BIZARRO!!!

LOUCURA OU IDIOTICE?
Na minha humilde opinião, acredito que além de idiotice, existe ainda uma boa quantidade de crueldade.

A Polícia de uma cidadezinha na região de Portland, no estado do Oregon, abriu investigação sobre um incidente bizarro ocorrido no último final de semana: uma mulher de 21 anos aparece em algumas fotos, posando nua ao lado (pra não falar "dentro") de uma carcaça de cavalo. A jovem disse à polícia que "queria se sentir como um legítimo cavalo".
Depois de o animal ser eviscerado, a mulher se despiu, entrou na carcaça do cavalo morto e tirou fotos pra provar o fato.
Seguem imagens dessa idiotice...








CONSTRUÇÃO CIVIL

ACIDENTES NA CONSTRUÇÃO CIVIL: ROTINA???

Não é de hoje que vemos acidentes ocorrendo quase que diariamente nas obras espalhadas por esse Brasilzão de Deus!!! Um acontece porquê faltou manutenção no elevador; o outro porquê o engenheiro não estava inspecionando os trabalhos; o outro porquê nem sei mais como...

Abaixo, seguem algumas imagens de um acidente que ocorreu numa obra. As informações que tenho é de que os operários faziam uso do cinto de segurança, porém a viga onde se apoiavam rompeu e veio ao solo; o problema é que os operários vieram junto dela e o resultado não foi bom.