SEJAM TODOS BEM VINDOS!!!

Olá amigo visitante. Seja bem vindo ao meu espaço, onde você poderá encontrar artigos, vídeos, imagens e outras curiosidades sobre Segurança do Trabalho.

Me ajude a melhorar este blog a cada dia, me enviando sugestões e assuntos de seu interesse. As melhores sugestões serão publicadas na íntegra no espaço reservado no nosso blog.

Obrigado e boa leitura!!!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

ANO 2012: 130 ANOS DO PADRE DONIZETTI

No dia 03 de Janeiro de 2012, o Brasil lembrou os 130 anos do nascimento de um grande homem; talvez o maior dentre todos os brasileiros: Padre Donizetti Tavares de Lima.


Quando Donizetti tinha quatro anos de idade, sua família mudou-se para a cidade de Franca, onde fez o curso primário e foi aprendendo os rudimentos da música.
Aos 15 anos foi matriculado no curso preparatório do antigo Seminário Episcopal de São Paulo e depois de 3 anos cursou o colégio em Sorocaba, voltando no ano de 1900 para o Seminário.
No dia 12 de Julho de 1908 foi ordenado Sacerdote em Pouso Alegre - MG. Passou pelas paróquias de São Caetano em Pouso Alegre, Jaguariúna, Vargem Grande do Sul e no dia 24 de Maio de 1926 foi nomeado pároco da Paróquia Santo Antônio em Tambaú - SP. Trabalhou por 35 anos em Tambaú até o dia 16 de Junho de 1961 quando faleceu aos 79 anos de idade por complicações cardíacas.
Tinha vida austera, sem luxo, nada de requinte. Sua aspiração era servir a Deus sobre todas as coisas. Tinha total zelo pelas crianças e idosos, mas acolhia a todos sem distinção. Possuía grande devoção e fé a Nossa Senhora Aparecida.

Na década de 50, fatos impressionantes aconteceram e o levaram a ter fama de santo; muitas curas foram atribuídas a ele através de sua benção. Mesmo com o seu falecimento, até nos dias de hoje, milagres continuam acontecendo. Muitos relatos de cura de Tambauenses e romeiros são registrados.

O PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO:

Em maio de 1991 foi solicitado a abertura do processo de Beatificação do Padre Donizetti através da Câmara Municipal de Tambaú, junto da Diocese de São João da Boa Vista. Daí, em 1992, no dia 21 de Fevereiro, o processo foi oficialmente aberto.
Em 02 de Dezembro de 1996 a Congregação das Causas dos Santos (Vaticano) conferiu ao Padre Donizetti o título de Servo de Deus.
E em 1997, a Diocese de São João da Boa Vista constituiu o Primeiro Tribunal para trabalhar na beatificação. Daí em diante, deu-se o encerramento do processo de beatificação na fase diocesana. Após 17 anos de pesquisa e trabalho, a primeira etapa foi finalizada e o encerramento da fase diocesana foi realizado em cerimônia pública.

Restos Mortais do Padre Donizetti (exumado em 08 de Maio de 2009)


No dia 16 de Maio de 2009, as 17 horas, iniciou-se o cortejo com os restos mortais do saudoso sacerdote que percorreu as ruas da cidade. Às 18 horas, Dom David Dias Pimentel, Bispo da Diocese de São João da Boa Vista, celebrou a Missa na esplanada do Santuário Nossa Senhora Aparecida para milhares de fiéis entre tambauenses e romeiros do Brasil todo. Foi um momento de fé que emocionou a todos, até mesmo o Postulador da causa de Beatificação (Frei Paolo Lombardo, OFM) que assim se expressou: -"Parece até uma canonização!".

Terminado a celebração e com o fim do ato jurídico da fase diocesana do Processo de Beatificação, os restos mortais do Padre Donizetti que estavam em uma urna de acrílico, ficaram expostos para que todos pudessem ver; formou-se então, umafila quilométrica de pessoas que queriam tocar as relíquias do sacerdote.
Nos dias atuais, os restos mortais do Padre estão depositados no mausoléu erguido no Santuário Nossa Senhora Aparecida, onde permanecerão definitivamente.


ABERTURA DO PROCESSO EM ROMA:

No dia 14 de Setembro de 2009, às 09 horas, o Processo de Beatificação foi aberto no Vaticano, na COngregação das Causas dos Santos. Em 29 de Outubro de 2010, a Congregação enviou a Tambaú, o Decreto de Validade do Processo e no dia 21 de Janeiro de 2011, nomeou o Padre Simon,  Beneditino espanhol que trabalha para a realização do próximo passo chamado de "Positio". O postular atual do processo de beatificação do Padre Donizetti é o Dr. Paolo Vilotta.

Toda a documentação foi aceita. Tudo está conforme as normas da Congregação e está sendo estudada pela Comissão nomeada pelo Vaticano. A expectativa é de que em breve o Padre Donizetti seja reconhecido como Venerável e depois seja Beatificado.

Ouça neste link, a benção do Padre Donizetti gravada em audio:

Nenhum comentário:

Postar um comentário