SEJAM TODOS BEM VINDOS!!!

Olá amigo visitante. Seja bem vindo ao meu espaço, onde você poderá encontrar artigos, vídeos, imagens e outras curiosidades sobre Segurança do Trabalho.

Me ajude a melhorar este blog a cada dia, me enviando sugestões e assuntos de seu interesse. As melhores sugestões serão publicadas na íntegra no espaço reservado no nosso blog.

Obrigado e boa leitura!!!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Trabalhador cai em Máquina!!!

UMUARAMA - falha humana ou mecânica?
Essa é uma das perguntas que rodeiam a morte do operador C.S., de 39 anos, que foi vítima de uma moenda na qual trabalhava realizando um reparo durante a tarde, na Usina Bio Energia (antiga Usina Bonin). Para ele, o expediente terminou da pior forma possível. O trabalhador foi esmagado depois de ser empurrado pela máquina, também conhecida como "rosca sem fim", que tem por objetivo, conduzir e preparar a cana de açúcar para o processo de trituramento.
No momento do acidente, C.S. fazia uma solda em uma das calhas de escoamento do baçaço da cana; os motores haviam sido desligados, mas por algum motivo - ainda desconhecido - a máquina voltou a funcionar e assim como faz com a cana, sugou e esmagou o corpo do trabalhador.
Segundo o perito de criminalística, o equipamento funcionou por cerca de 15 a 20 segundos, tempo suficiente para causar a morte.
O perito comentou que a máquina é computadorizada. por isso existe a possibilidade de ter ocorrido uma falha mecânica; porém ressalta que não é possível descartar a hipótese de que o equipamento de solda usado pelo operador, tenha emitido a carga elétrica necessária para acionar o motor da moenda. "Existem algumas hipóteses e claro que uma delas provocou a morte da vítima e temos que descobrir qual foi. No entanto, só chegaremos até uma posição concreta depois que mais análises técnicas sejam feitas" - ponderou.
Segundo o Instituto Médico Legal (IML) a morte foi causada por esmagamento generalizado. O agente oficial de perícia afirmou que os ferimentos não foram suficientes para decepar as partes do corpo, porém os cortes foram profundos o bastante para causar esfacelamento. O operador residia em Cruzeiro do Oeste e trabalhava na empresa havia apenas quatro meses.

Será que sou só eu, ou os peritos esqueceram de pensar numa hipótese que acontece em muitos lugares e quase que diariamente: será que alguém ligou essa máquina por engano? Por não saber que o operador estava realizando trabalhos na máquina?
Em muitos lugares não se usa o sistema de travamento para realização de trabalhos em máquinas. Os cadeados e as travas servem para isso; além do mais, será que o encarregado do setor não havia sido avisado? Não foi feita uma APR, nem uma Ordem de Serviço? Nem um comunicado?
Puxa vida!!! É mais uma vida que se foi assim...de graça.
Lamentável...se quiser, veja as fotos abaixo...mas as imagens são fortes.








Nenhum comentário:

Postar um comentário