SEJAM TODOS BEM VINDOS!!!

Olá amigo visitante. Seja bem vindo ao meu espaço, onde você poderá encontrar artigos, vídeos, imagens e outras curiosidades sobre Segurança do Trabalho.

Me ajude a melhorar este blog a cada dia, me enviando sugestões e assuntos de seu interesse. As melhores sugestões serão publicadas na íntegra no espaço reservado no nosso blog.

Obrigado e boa leitura!!!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

DROGAS X TRABALHO: MISTURA PERIGOSA!

Começa hoje a publicação de uma série de artigos informativos sobre o uso de drogas no ambiente de trabalho. Explicaremos sobre os males que as drogas ilícitas causam no trabalhador além dos riscos que apresenta para os que trabalham sob os efeitos de alucinógenos.



Parte 1 - COCAÍNA    

A Cocaína é um alcalóide obtido das folhas da planta Erythroxylon coca. Atinge o sistema nervoso central após ser absorvida pela mucosa do nariz (inalada), pelas vilosidades intestinais (ingestão oral) ou pelos capilares pulmonares (fumada). Pode ainda ser injetada na circulação venosa.
Pode ser consumida por qualquer via, oral, inalada, injetável ou fumada, dependendo da apresentação escolhida. A rapidez do pico de ação, a intensidade e a duração do efeito causado por uma substância química estão relacionados a sua capacidade de gerar dependências. A cocaína refinada leva cerca de 15 minutos até seu pico de ação, que dura até 45 minutos. Já as formas fumadas e injetáveis têm ação imediata, mais intensa e efêmera (5 minutos), sendo por isso mais ocasionadora de dependência.


EFEITOS AGUDOS

O consumo de cocaína provoca aceleração do pensamento, inquietação, aumento do estado de vigília e inibição do apetite. As alterações do humor são variáveis: da euforia (desinibição, fala solta) a sintomas de mal estar psíquico (medo, ansiedade e inibição da fala). A overdose é a complicação clínica mais importante, atingindo todos os usuários.


SÍNDROME DE ABSTINÊNCIA E SENSIBILIZAÇÃO

Dois fenômenos se desenvolvem a partir do uso continuado: a Síndrome de Abstinência, marcada por fissura, ansiedade, inquietação, irritabilidade e piora da concentração e a Sensibilização, caracterizada por tiques e movimentos repetitivos na vigência do consumo, além de sintomas paranóides, conhecidos por nóia.


DANOS À SAÚDE

A via de administração da cocaína pode causar uma série de danos, tais como:
- Sangramentos e destruição da mucosa nasal (inalada);
- Lesões térmicas, fibrose e pneumonias (fumada);
- Infecções de pele, endocardites - infecção das válvulas cardíacas - abscessos pulmonares e cerebrais, infecção pelo vírus da hepatite e do HIV (injetável).



RELAÇÃO COM O TRABALHO

Vendo todos os males e alterações que o consumo da cocaína provoca no ser humano, como podemos imaginar uma pessoa sob os efeitos desta droga trabalhando em uma máquina? Ou operando uma empilhadeira ou qualquer outro veículo?
Está mais que comprovado que uma pessoas sob os efeitos da cocaína, tem suas idéias aceleradas, sensação de pensamento livre, redução de fadiga, irritabilidade e impulsividade; ou seja, uma pessoa operando uma máquina será como uma bomba atômica prestes a explodir!!! Além do que, ao final do extase, a pessoa fica extremamente depressiva e cansada, o que provocará aumento do absenteísmo, gerando rotatividade e perda de tempo com treinamentos de pessoas novas. 
É de extrema importância que os colaboradores sejam sempre avisados dos riscos que o uso de uma droga como esta trará a ele próprio e aos seus companheiros se utilizada no ambiente de trabalho. Estas situações devem ser controladas para evitar que o pior aconteça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário