SEJAM TODOS BEM VINDOS!!!

Olá amigo visitante. Seja bem vindo ao meu espaço, onde você poderá encontrar artigos, vídeos, imagens e outras curiosidades sobre Segurança do Trabalho.

Me ajude a melhorar este blog a cada dia, me enviando sugestões e assuntos de seu interesse. As melhores sugestões serão publicadas na íntegra no espaço reservado no nosso blog.

Obrigado e boa leitura!!!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

DROGAS X TRABALHO: MISTURA PERIGOSA

Parte 2 - MACONHA

A maconha é a droga ilícita mais consumida em todo o mundo, sendo a mais utilizada por estudantes brasileiros. Suas apresentações são provenientes da Cannabis sativa, um arbusto da família das Moraceae, conhecida pelo nome de cânhamo.
A dependência de maconha está entre as dependências de drogas ilícitas mais comuns: um em dez daqueles que usam maconha na vida se tornam dependentes em algum momento do seu período de 4 a 5 anos de consumo pesado.


AÇÃO NO CÉREBRO

A resina que recobre os brotos fêmeos Cannabis sativa contém 60 alcalóides conhecidos como canabinóides. Eles são os responsáveis pelos seus efeitos psíquicos da planta, sendo o Delta-9-THC o mais potente. Sabe-se hoje que existem receptores canabinóides no cérebro específicos para o THC, bem como um suposto neurotransmissor para os receptores endógenos, denominando-o anandamida.


EFEITOS AGUDOS

Os efeitos da intoxicação aparecem após alguns minutos do uso. Déficits motores (por exemplo prejuízo da capacidade para dirigir automóveis) e cognitivos (por exemplo perda da memória de curto prazo) costumam acompanhar a intoxicação. Além disso, consumo de maconha pode desencadear quadros temporários de natureza ansiosa, tais como reações de pânico ou sintomas de natureza psicótica.


COMPLICAÇÕES CRÔNICAS

A dependência é uma das complicações crônicas do uso de maconha, apesar de não atingir a maioria de seus usuários. Os sintomas de abstinência mais relatados são irritabilidade, nervosismo, inquietação, fissura e sintomas depressivos, insônia, redução do apetite e cefaléia.

O consumo prolongado e intenso de maconha é capaz de causar prejuízos cognitivos envolvendo vários mecanismos de processos de atenção e memória. O uso em indivíduos predispostos pode desencadear quadros psicóticos similares à esquizofrenia. Quando ao aparelho reprodutor, há redução reversível do número de espermatozóides.


EFEITOS PSÍQUICOS

- Letargia (perda temporária da sensibilidade do movimento);
- Euforia e relaxamento;
- Risos imotivados;
- Aumento da percepção de cores, sons e paladar;
- Sensação de lentificação do tempo;
- Prejuízo da concentração e memória.


EFEITOS FÍSICOS

- Hiperemia das conjuntivas (olhos avermelhados);
- Aumento dos batimentos cardíacos;
- Retardo e incoordenação motora;
- Piora do desempenho para tarefas motoras e intelectuais;
- Broncodilatação  (dilatação dos brônquios);
- Tosse;
- Aumento do apetite ("larica").


CONCLUSÃO:

O grande problema relacionado ao consumo de maconha no ambiente de trabalho está nas funções que requerem grande coordenação motora e atenção redobrada. Devido à perda de sensibilidade e da sensação de que está tudo em "câmera lenta", o usuário pode desencadear uma série de atos inseguros na empresa, o que provocaria acidentes de trabalho. É papel do SESMT, principalmente do médico do trabalho e da equipe de enfermagem identificar o usuário e de um modo correto, não autorizar a entrada na empresa sob o efeito da droga. Sem dizer que o usuário deve procurar a desintoxicação para evitar problemas futuros relacionados ao uso da droga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário