SEJAM TODOS BEM VINDOS!!!

Olá amigo visitante. Seja bem vindo ao meu espaço, onde você poderá encontrar artigos, vídeos, imagens e outras curiosidades sobre Segurança do Trabalho.

Me ajude a melhorar este blog a cada dia, me enviando sugestões e assuntos de seu interesse. As melhores sugestões serão publicadas na íntegra no espaço reservado no nosso blog.

Obrigado e boa leitura!!!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

TUDO SOBRE HIPERTENSÃO ARTERIAL

PARTE 1 - FIQUE POR DENTRO.

1 - O que é Pressão Alta?
A hipertensão, ou pressão alta, existe quando a pressão, medida várias vezes em consultório médico, é igual o superior a 14x9. Isso acontece porquê os vasos nos quais o sangue circula, se contraem e fazem com que a pressão do sangue se eleve. Para entendermos melhor, podemos comparar o coração e os vasos a uma torneira aberta e ligada a vários esguichos. Ao fecharmos a ponta dos esguichos, a pressão irá subir. Da mesma maneira, quando o coração bombeia o sangue e os vasos estão estreitados, a pressão dentro dos vasos aumenta.


2 - Quais são as consequências da pressão alta?
A pressão alta ataca os vasos. Todos eles são recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, que é machucada quando o sangue está circulando com pressão muito alta. Com isso, os vasos se tornam endurecidos e estreitados e podem, com o passar dos anos, entupir ou romper-se. Quando isso acontece no coração, o entupimento de um vaso leva à ANGINA e pode ocasionar infarto.
No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso, leva ao "derrame cerebral" ou AVC; nos rins também pode ocorrer entupimento, levando à paralisação dos rins. Todas essas situações são muito graves e podem ser evitadas com o controle da pressão alta.


3 - Quem tem pressão alta?
A pressão alta, ou hipertensão, é uma doença muito comum, que acomete uma em cada cinco pessoas. Entre os idosos, ela chega a atacar uma em cada duas pessoas. Também as crianças podem ter pressão alta.
Costumamos dizer que a pressão alta é uma doença "democrática" porquê ataca homens e mulheres, brancos e negros, ricos e pobres, idosos e crianças, gordos e magros, pessoas calmas e nervosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário