SEJAM TODOS BEM VINDOS!!!

Olá amigo visitante. Seja bem vindo ao meu espaço, onde você poderá encontrar artigos, vídeos, imagens e outras curiosidades sobre Segurança do Trabalho.

Me ajude a melhorar este blog a cada dia, me enviando sugestões e assuntos de seu interesse. As melhores sugestões serão publicadas na íntegra no espaço reservado no nosso blog.

Obrigado e boa leitura!!!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

DDS - PROTEÇÃO DAS MÃOS


Você sabia que 41,5% dos casos de acidentes com equipes de manutenção envolvem lesões nas mãos?
O que temos feito para melhorar esses números? Pois é, nossas mãos são órgãos dos mais complexos do corpo humano. Sua sofisticada estrutura é composta por significativa quantidade de nervos, tendões, tecido muscular e ossos que trabalham sincronizadamente.
No trabalho, nossas mãos contribuem decisivamente para nos tornarmos trabalhadores hábeis e valiosos. Apesar de grande importância que as mãos representam no desenvolvimento do nosso trabalho e das nossas necessidades, a maioria das pessoas não atenta para os cuidados quanto a adequada prevenção contra os riscos.
No nosso trabalho encontramos os seguintes riscos para as mãos: pontos de atrito e enrascamento, pontos de superaquecimento, superfícies rotativas, máquinas de partida automática, adornos e roupas largas e/ou soltas, ferramentas manuais, perigos diversos.
As principais causas de lesões nas mãos são: equipamentos defeituosos, ferramentas danificadas, locais de trabalho inadequados (recursos de apoio e projetos deficientes), tédio ou cansaço e comportamento de risco (descaso quanto às normas de segurança e o não uso de EPI ou por simples desatenção ou distração).
Para a proteção das mãos, além do cumprimento das normas e procedimentos de segurança, podemos contar com os seguintes dispositivos de proteção: telas de proteção, grades, interruptor duplo, detetores fotoelétricos e outros mecanismos para liberação rápida.

Sugestões:
- sempre use dispositivos ao invés das mãos;
- não use luvas em partes em partes rotativas de máquinas;
- cuidado ao manusear ferramentas cortantes;
- ao remover peças metálicas de máquinas, não coloque as mãos em áreas de risco;
- ao movimentar cargas, proteja as mãos para que não fiquem presas;
- sempre que o uso de luvas for exigido, nunca deixe de usá-las;
- utilize sempre o tipo de luvas adequado ao tipo de serviço em questão;
- participe de treinamentos, tire todas as dúvidas e trabalhe com segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário