SEJAM TODOS BEM VINDOS!!!

Olá amigo visitante. Seja bem vindo ao meu espaço, onde você poderá encontrar artigos, vídeos, imagens e outras curiosidades sobre Segurança do Trabalho.

Me ajude a melhorar este blog a cada dia, me enviando sugestões e assuntos de seu interesse. As melhores sugestões serão publicadas na íntegra no espaço reservado no nosso blog.

Obrigado e boa leitura!!!

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

DROGAS X TRABALHO: MISTURA PERIGOSA


Parte 3: LSD e Similares

Os alucinógenos consistem numa variedade de compostos capazes de alterar percepções e sensações, sendo utilizados pela humanidade desde a pré história. No mundo contemporâneo adquiriram maior popularidade durante os anos 60 e 70. O LSD é o mais conhecido. Ele é sintetizado em laboratório, a partir de um alcalóide (ergotina) produzido por um fungo (ergot), ao fermentar grãos de centeio.

No Brasil, o alucinógeno DMT, encontrado nas folhas da chacrona, é consumido nos rituais religiosos do Santo Daime. O chá é milenarmente utilizado por tribos amazônicas e chamado pelos Incas de Ayahuasca (vinho da alma).

O LSD é a substância psicotrópica mais potente: doses de 50 microgramas produzem efeitos com 4 a 12 horas de duração. É utilizado preferencialmente pela via oral ou sublingual, na forma de micropontos ou gotas. Outras substâncias alucinógenas possuem efeitos similares ao LSD, classificadas em quatro categorias:
1 - LSD similaresmescalina e psilocibina;
2 - Prováveis LSD similares: DMT;
3 - Prováveis LSD similares com outras propriedades: ecstasy (MDMA);
4 - Não LSD similares: anticolinérgicos e o D-tetrahidrocanabinol (maconha).

EFEITOS AGUDOS
O LSD (e seus similares) é capaz de causar distorções perceptivas; realça cores e contornos de objetos e altera a recepção de sons, num sinergismo de sensações (cores ganham sons; sons ganham cores). Há prejuízo da discriminação do tempo e espaço (minutos parecem horas) e ilusões visuais e auditivas. O pensamento encontra-se acelerado e o humor tente à exaltação. Idéias de grandeza e poder são comuns; a "viagem" pode ser sentida como prazerosa e agradável, mas podem deixar o usuário extremamente amedrontado: quadros de ansiedade, pânico e agitação psicomotora (bad trips) podem ocorrer. Idéias deliróides de grandeza, místicas ou persecutórias podem colocar os usuários em situações desagradáveis ou de perigo iminente (por exemplo, parar um veículo com a força do pensamento, fazer falsos julgamentos, fugir de perseguições imaginárias, além de outros).


COMPLICAÇÕES
O LSD e similares são estruturalmente semelhantes à serotonina, seu provável elo alucinógeno. A rápida tolerância para os efeitos dos alucinógenos LSD-análogos e sua longa duração impedem que estas substâncias induzam os indivíduos ao uso repetitivo ou à dependência. No entanto, o consumo pode desencadear quadros psicóticos agudos e prolongados (normalmente em indivíduos predispostos), quadros depressivos e exacerbar doenças psiquiátricas prévias. Casos de hipertermia já foram relatados. Outra complicação aguda são os flashbacks, ou seja, o ressurgimento dos sintomas na ausência da intoxicação. Eles podem durar de alguns segundos a horas, acompanhados de sintomas ansiosos agudos; não há relatos de overdose.

A cada artigo relacionado ao uso de drogas que posto neste blog, fica cada vez mais claro que o uso destes alucinógenos é extremamente prejudicial às pessoas. Todos os dias vemos nos jornais, nos programas da TV e até em conversas com amigos que o uso de drogas alucinógenas vem aumentando em ritmo acelerado e nos roubando nossos filhos, irmãos e amigos.
Apesar de o indivíduo usuário prejudicar a sua saúde e colocar sua vida em risco, o uso destas drogas no ambiente de trabalho põe em risco a vida de todos que trabalham ao redor. Conforme citado anteriormente, num local onde trabalham várias pessoas e existem funcionários trabalhando sob o efeito de um alucinógeno, tudo se torna triplamente perigoso. Imagine uma pessoa operando uma empilhadeira, ou um trator sob o efeito do LSD...
Portanto meus amigos, vamos trabalhar para promover um maior comprometimentos dos nossos colaboradores e companheiros de trabalho. Nós prevencionistas, devemos promover vários discursos e treinamentos, sempre procurando o bem de todos.
Porém, se o caso for mais complicado - como uso de drogas dentro das dependências da empresa - aí já é caso para Departamento Jurídico.

Paz e bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário