SEJAM TODOS BEM VINDOS!!!

Olá amigo visitante. Seja bem vindo ao meu espaço, onde você poderá encontrar artigos, vídeos, imagens e outras curiosidades sobre Segurança do Trabalho.

Me ajude a melhorar este blog a cada dia, me enviando sugestões e assuntos de seu interesse. As melhores sugestões serão publicadas na íntegra no espaço reservado no nosso blog.

Obrigado e boa leitura!!!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

OH IDIOMA DIFÍCIL ESSE NOSSO!!!

Pessoal, muitas vezes nos deparamos com vários ditos populares que fazem a gente pensar e pensar por horas (pelo menos comigo era assim) no seu significado. Alguns até fáceis de entender; outros complicadinhos. Mas e se eu disser que estamos falando errado?? Que estamos mudando o significado de todos estes ditados?? Acredita?? Veja os exemplos publicados num site de troca de informações pelo amigo "Petini":

"Hoje é Domingo, pé de cachimbo". E eu ficava imaginando como seria um pé de cachimbo...
O correto é "Hoje é Domingo, pede cachimbo" (como Domingo é um dia especial para relaxar, é o dia propício para fumar um cachimbo ao invés do tradicional cigarro).

  

No popular diz-se: "Esse menino não pára quieto; parece que tem bicho carpinteiro!". Minha grande dúvida na infância era quem seria esse tal de bicho carpinteiro; como pode ser um bicho desse???
O correto é: "Esse menino não pára quieto; parece que tem bicho no corpo inteiro!" Taí a resposta para minhas dúvidas.

"Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão".
Gente, se a batata é uma raiz, como é que ela vai se esparramar pelo chão se ela está embaixo dele??? O correto é: "Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão".


Outra muito boa: "...cor de burro quando foge". O correto é: "... corro de burro quando foge". Esse é o pior de todos...não é?? Por acaso burro muda de cor quando foge de alguém??? Que cor ele fica??? Porque ele muda de cor???

Mais um popularmente dito errado: "Quem tem boca vai a Roma". Bom, esse mesmo entendendo errado quer dizer alguma coisa, concorda??? Dá para imaginar que quem sabe se comunicar vai a qualquer lugar. Mas o correto é o seguinte: "Quem tem boca, vaia Roma" (do verbo vaiar).


Outro que todo mundo diz errado: "Cuspido e Escarrado". Quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa, o correto é dizer: "Esculpido em carrara" (carrara: um tipo de mármore).

Mais um famoso (para encerrar): "Quem não tem cão, caça com gato". Dá para entender também que se não dá para resolver uma situação do jeito correto, dá para se resolver de outro...sei lá!!!
O correto então é: "Quem não tem cão, caça como gato" (ou seja, sozinho).

E aí, alguém vai ter a cara de pau de dizer que não falava nenhum destes de forma errada???

Duvido!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário