SEJAM TODOS BEM VINDOS!!!

Olá amigo visitante. Seja bem vindo ao meu espaço, onde você poderá encontrar artigos, vídeos, imagens e outras curiosidades sobre Segurança do Trabalho.

Me ajude a melhorar este blog a cada dia, me enviando sugestões e assuntos de seu interesse. As melhores sugestões serão publicadas na íntegra no espaço reservado no nosso blog.

Obrigado e boa leitura!!!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

ACIDENTE DE TRABALHO

TRABALHADOR MORRE ESMAGADO POR TORA DE MADEIRA
RONDÔNIA

O acidente fatal com o trabalhador Valdemar Santana de Jesus (36), aconteceu na manhã deste sábado (10/09/2011) em uma serraria que fica localizada no município de Itapuã do Oeste, a cerca de 100 km de distância de Porto Velho.
Conforme relatos de testemunhas, o homem teria soltado um cabo de aço que segurava várias toras de madeira que estavam sobre um caminhão; com o afrouxamento da carga, uma das toras caiu sobre o trabalhador, causando morte instantânea.




É mais um caso de desleixo e abandono por parte das empresas com a segurança de seus colaboradores. Por esse Brasil de Deus, é possível ver que nas regiões mais remotas, a qualidade e quantidade das práticas preventivas é bem escassa, quase que nula. É claro que não podemos centralizar essa falta de práticas preventivas apenas à essas regiões, já que aqui mesmo em São Paulo ou outros estados do Sudeste e Sul também é possível ver a falta de comprometimento por parte de alguns empregadores que só "miram" o lucro e o crescimento próprio.

Acredito que o que falta é calor humano; pensar no trabalhador como uma vida que está sobre seus cuidados. É uma pessoa que tem família (seja ele casado ou não) e precisa voltar para casa com saúde física e mental.

E por quê é que se deixa para tomar ações somente após acontecer a tragédia?? Porquê os profissionais praticam mais a "ação corretiva" quando é bem mais fácil promover a "ação preventiva"??

Vendo casos como este a gente fica indignado. É claro que muitas vezes a pessoa age com excesso de confiança, infringindo normas de segurança, por se achar intocável ou inatingível. E o pior de tudo é que os acidentes acontecem em sua maioria, por excesso de confiança.

Mas é por essas e outras que sinto cada vez mais orgulho de minha profissão. É vendo estas tragédias que sinto mais motivação para promover a prevenção no ambiente de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário