SEJAM TODOS BEM VINDOS!!!

Olá amigo visitante. Seja bem vindo ao meu espaço, onde você poderá encontrar artigos, vídeos, imagens e outras curiosidades sobre Segurança do Trabalho.

Me ajude a melhorar este blog a cada dia, me enviando sugestões e assuntos de seu interesse. As melhores sugestões serão publicadas na íntegra no espaço reservado no nosso blog.

Obrigado e boa leitura!!!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

PRIMEIROS SOCORROS EM ANIMAIS



Cães e gatos podem se colocar em situações perigosas e sofrer acidentes que precisam de cuidados imediatos. E, assim como em todos os casos de emergência, quanto antes forem socorridos, melhor. É importante saber que cada tipo de problema tem a maneira mais indicada para ser tratado; por isso vamos comentar caso por caso logo abaixo.

CONVULSÕES:
Animais, do mesmo modo que as pessoas, podem ser epilépticos ou ter convulsão motivada por alguma doença. Diferente das pessoas, você não precisa se preocupar em não deixar a língua enrolar, pois isso não acontece e se acontecer, não causará sufocamento. Concentre-se mais em evitar escoriações. Coloque o animal sobre um tapete ou colchão e faça carinho nele. Convulsões epilépticas duram alguns minutos e passam, mas podem ser frequentes. Se for a primeira vez, vá ao veterinário de confiança; se o seu animal já estiver em tratamento, siga as orientações médicas.

CHOQUES ELÉTRICOS:
Massageie o torax. Se a respiração estiver muito fraca, abra a boca do animal e vá dando umas puxadas na língua. Faça isso dentro do carro a caminho da clínica. Não perca tempo!!!

PICADA DE INSETO:
Se o seu animal aparecer com pálpebras, focinho e boca inchados, ele pode ter sido picado por marimbondos, formigas ou aranhas que vivem em seu quintal e vai precisar de tomar injeção de antialérgico urgente. Portanto, já para a clínica.

QUEIMADURAS:
Água gelada ou compressa com gelo são indicados para este tipo de acidente. Lembre-se: perto do fogão não é lugar nem de criança nem de bicho.


ENGOLIU UM OBJETO:
Moedas, bolinhas de borracha, bolinhas de gude, agulhas, linha de costura, etc...
Calma, nem tudo está perdido e normalmente isso acaba bem. Por incrível que pareça, a pior coisa que um animal pode engolir destas todas citadas acima é a linha, que faz um estrago muito pior do que a agulha. Se você tiver em casa óleo mineral, pode dar algumas colheradas. Se não tiver, use azeite mesmo que também lubrifica o trato
Desnecessário dizer que é preciso procurar um veterinário o quanto antes!!!

ATROPELAMENTOS:
Isso pode variar de apenas alguns arranhões a sérias fraturas e hemorragias. O importante é dizer que você deve primeiro colocar uma focinheira no animal atropelado. Como já dito antes, a dor pode o levar a morder. Depois, para evitar movimentos bruscos, abra uma coberta no chão, coloque o paciente em cima dela e, com todo o cuidado, duas pessoas devem segurar a coberta pelas pontas, improvisando uma maca. Daí é direto para a clínica; mesmo traumas aparentemente leves devem ser examinados e medicados, pois alguns problemas como edemas e hemorragia interna podem demorar a dar sinais.
Não se esqueça de que, quando falamos em primeiros socorros, sabemos que existe a necessidade dos socorros complementares, que devem ser realizados pelo seu veterinário de confiança o quanto antes.

CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário