SEJAM TODOS BEM VINDOS!!!

Olá amigo visitante. Seja bem vindo ao meu espaço, onde você poderá encontrar artigos, vídeos, imagens e outras curiosidades sobre Segurança do Trabalho.

Me ajude a melhorar este blog a cada dia, me enviando sugestões e assuntos de seu interesse. As melhores sugestões serão publicadas na íntegra no espaço reservado no nosso blog.

Obrigado e boa leitura!!!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O PÉ DIABÉTICO (PARTE I)

"A diabetes é uma doença antiga, já muito estudada e conhecida pela medicina, mas que persiste gerando inúmeras mortes, complicações, estados de dependência e gastos com a saúde. Uma complicação grave e relativamente comum é a amputação de partes dos membros inferiores, em consequência a infecções em ferimentos dos pés. Aprenda a evitá-los".

COMO A DIABETES GERA COMPLICAÇÕES NOS PÉS?
A persistência de um alto nível de glicose no sangue durante muito tempo pode causar lesões nos vasos sanguíneos, reduzindo a chegada do sangue aos pés. Esta redução da circulação pode enfraquecer a pele, contribuir para o aparecimento de ferimentos e dificultar a cicatrização dos mesmos. Além disso, o excesso de açúcar no sangue pode lesar os nervos, reduzindo a capacidade de sentir dor e pressão sobre os pés. Sem essas sensações, é fácil desenvolver calos de pressão, lesar a pele, os ossos, as articulações e os músculos acidentalmente. Com o tempo, lesões do osso e articulações podem alterar toda a modelagem do pé. As lesões dos nervos também, uma vez que elas acabam por enfraquecer os músculos locais.

QUAIS AS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS DAS COMPLICAÇÕES NOS PÉS?
A diabetes pode gerar diferentes tipos de complicações nos pés, incluindo pé de atleta (uma infecção por fungos), calos e úlceras que podem ser desde superficiais até muito profundas. Complicações mais sérias incluem infecções profundas de pele e osso.
A complicação mais séria é a gangrena (apodrecimento e morte dos músculos e da pele do pé), que pode culminar com a necessidade de amputação do pé. Cerca de 5% dos indivíduos com diabetes eventualmente são submetidos à amputação de um dos pés. Mas essa trágica consequência pode ser evitada em 90% dos casos se houver controle adequado dos níveis de glicose no sangue e um cuidado diário com os pés.
Os fatores que aumentam o risco de ocorrência de complicações são: a existência prévia de úlceras, a existência de lesões nos nervos, circulação deficiente e controle precário da glicemia.

COMO PREVENIR?
Pacientes com diabetes Tipo 1, devem passar por uma avaliação anual dos pés após 5 anos de diagnóstico. Já os pacientes com diabetes Tipo2, devem iniciar o acompanhamento dos pés 01 ano após o diagnóstico.
Durante este exame, o médico checa sinais e sintomas que sugiram circulação deficiente, lesão neurológica, alterações de pele e deformidades. Os pacientes devem estar atentos e relatar ao médico quaisquer alterações que tenham percebido com relação aos seus pés.

São sinais de circulação deficiente: pulsos fracos, pés frios, pele azulada e falta de pelos. São sinais de lesão neurológica: sensações incomuns nos pés e pernas, como dor, queimação, formigamento, frio e cansaço. Será útil se o paciente souber perceber e descrever a ocorrência destas sensações, o local afetado por elas e quais medidas aliviam os sintomas. Algumas vezes a lesão neurológica pode ocorrer gradualmente sem gerar sintomas, até que a pessoa perca a sensibilidade a ponto de ferir os pés em alguma pedra ou mesmo no próprio sapato sem perceber. O perigo maior, neste caso, é a pessoa só perceber a lesão quando ela já estiver infectada. Por este motivo é que o médico deve avaliar se o paciente já apresenta alguma alteração ou perda das sensações nos pés.

O exame pode revelar alterações nos reflexos e perda da capacidade de perceber pressão, vibração, alfinetadas e alterações na temperatura. O médico dispõe de equipamentos especiais para ajudar a quantificar a extensão de qualquer lesão no nervo.
As alterações de pele também devem ser avaliadas, devendo-se estar atento para ressecamento excessivo, rachaduras ou descamações que evidenciam um comprometimento do efeito protetor da circulação. Também deve-se estar atento para calos, ferimentos e rachaduras entre os dedos.
A aparência e forma dos pés podem ser reflexo das lesões dos nervos.

IMAGENS COM MEMBROS GANGRENADOS:









COLABORAÇÃO: Valquíria C. Cardoso (Enfermagem Bebidas Poty)

Nenhum comentário:

Postar um comentário