SEJAM TODOS BEM VINDOS!!!

Olá amigo visitante. Seja bem vindo ao meu espaço, onde você poderá encontrar artigos, vídeos, imagens e outras curiosidades sobre Segurança do Trabalho.

Me ajude a melhorar este blog a cada dia, me enviando sugestões e assuntos de seu interesse. As melhores sugestões serão publicadas na íntegra no espaço reservado no nosso blog.

Obrigado e boa leitura!!!

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

EMERGÊNCIA (Fica a Dica)

FIQUEI PRESO NO ELEVADOR!!!
O QUE EU FAÇO??!!

Dados da Polícia Militar revelam que no ano passado, no Brasil, pelo menos 76 pessoas morreram porquê confiaram no zelador, que usou uma chave de fenda no elevador em pane e abriu um "certo pino". A pessoa que estava dentro tentou sair pela metade aberta da porta do elevador. O elevador movimentou-se e a pessoa foi cortada ao meio; há outros casos em que pessoas tiveram mãos, braços e até a cabeça decepadas. Por isso nunca tente sair pelo buraco ou parte aberta de um elevador em pane.


O procedimento correto é o seguinte:

1 - Aperte o botão do alarme ou que indica que está comunicando alguém;
2 - Sente-se num canto; em caso de descontrole emocional, abaixe a cabeça e feche os olhos. Aguarde calmamente que venha o socorro. É uma questão de tempo; procure se lembrar de que você está trocando tempo por segurança;
3 - Não aceite ajuda de estranhos e nem saia com o elevador aberto pela metade; ele poderá subir ou descer repentinamente;
4 - O bombeiro, assim que chegar, vai desligar a chave geral da casa de máquinas e testar, com um aparelho, se o elevador está parado e inoperante. Então, ele avisará via rádio a outro bombeiro para que faça o procedimento junto à porta do elevador; daí o elevador irá realizar o movimento para cima ou para baixo, conforme o ciclo;
5 - Antes de entrar no elevador, sempre verifique se ele está parado; espere que as pessoas saiam antes de você entrar e fique atento ao número de ocupantes (se está compatível com o peso suportado). Se estiver muito cheio, evite entrar, pois haverá problemas;

Os bombeiros explicam que os elevadores têm freio, suportes, ganchos, enfim tudo que oferece proteção total e que jamais um elevador cai sem mais nem menos.

Portanto, a pessoa que ficar presa num elevador, terá que manter a calma e sem pressa, mesmo porquê tem ar suficiente dentro dele (circulação de ar) e um grupo de pessoas pode ficar ali por várias horas sem problemas.

RESUMINDO: se ficar preso, só saia com a ajuda dos bombeiros e não com a do zelador do prédio ou de um abelhudo que diz que está tudo sob controle. E em caso de incêndio, jamais use o elevador...vá de escadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário